COMO SER PRODUTIVO TRABALHANDO EM CASA?

JÁ PENSOU EM TRABALHAR EM CASA? MAS COMO SER PRODUTIVO SEM UM CHEFE?

Quando somos empregados, temos hora certa pra levantar, todos os dias. Temos uma carga horária a cumprir e um horário de voltar pra casa (alguns, nem isso tem!). Mas como ser produtivo sem um chefe nos cobrando?

Designed by Freepika-rotina-do-empreendedor-que-trabalha-em-casa-1

Enfim, existe uma rotina de produtividade a ser seguida.

VOU PODER DORMIR ATÉ O MEIO-DIA!

Um grande erro do aspirante a empreendedor é achar que pelo fato de trabalhar a partir de casa, pode acordar a hora que quiser e não ter um horário definido de trabalho.

Eu por exemplo, tenho uma rotina bem definida.

 

Confira abaixo a minha rotina de horários de segunda a sexta-feira:

05:00h da manhã: Me levanto e tomo um banho para despertar (rsrs). Depois, dedico os primeiros minutos do meu dia a meu devocional diário. Sou cristão e já adquiri este hábito de oração e leitura da Bíblia Sagrada, uma prática que me traz muita tranquilidade pelo resto do meu dia.

06:00 às 07:00h: Minha caminhada matinal com minha mulher. A atividade física logo de manhã também me ajuda muito no resto do meu dia, me dando mais disposição.

07:00 às 07:30h: Um bom banho e um delicioso café! 😛

07:30 às 09:00h: Dedico-me aos estudos (cursos online ou leitura de livros). No período em que escrevo este post por exemplo, estou usando este horário pra estudar sobre eCommerce e programação.

09:00 às 12:30h: Tenho meu primeiro tempo de trabalho em meu home office (escritório em minha casa). Leio todos os emails, respondo e resolvo os atendimentos que são possíveis de serem resolvidos rapidamente (os mais complexos ficam para o período da tarde). Depois parto para as atividades mais importantes, como desenvolvimento de algum projeto. Uma observação: Telefone e WhatsApp só atendo em horário comercial, das 09:00 às 17:00h e de segunda a sexta-feira!

12:30 às 13:30h: É a hora sagrada! Minha hora de almoço! 😛

13:30 às 17:00h: Meu segundo tempo de trabalho. Neste turno, atendendo a clientes de suporte via acesso remoto agendados previamente, desenvolvendo projetos de sites e de publicidade online, respondendo novamente a e-mails, etc…

 

E NOS FINS DE SEMANA?

Já aos sábados, separo para descansar ou ajudar a patroa em alguma tarefa de casa! ;). E os domingos, dedico a minha fé (vou à igreja pela manhã e a noite).

Note que existem dias em que visito pessoalmente a clientes e neste caso, a rotina é alterada. Mas nos dias em que estou em casa, sigo impreterivelmente a esta rotina, afinal de contas, não tem como ser produtivo sem cumprir minhas metas diárias.

Você pode até argumentar:

…mas Vagner, deste jeito, eu vou me cansar muito!”.

Entenda! Se você fosse empregado, não teria que acordar cedo todos os dias? Agora que é dono do seu negócio, você vai sabotar sua própria empresa???

Claro que não! Aliás, agora, mais do que nunca, você deve ter muita motivação ao acordar cedo, pois estará investindo no futuro do seu empreendimento.

COMO SER PRODUTIVO TRABALHANDO EM CASA?

Designed by Freepika-rotina-do-empreendedor-que-trabalha-em-casa-1

Um dos segredos da produtividade está na criação de rotinas bem definidas, estipulando sempre as atividades com maior prioridade para as primeiras horas do dia (horário em que estamos mais disposição).

Atividades que normalmente irão nos dispersar a atenção, como a leitura de e-mails, por exemplo, podem ser executadas na parte da tarde (eu prefiro as executar pela manhã, para estar ciente de todas as solicitações de clientes).

Na segunda metade do dia, reserve às tarefas menos importantes e para o planejamento das tarefas que serão executadas no primeiro tempo do dia seguinte.

Desta forma, você terá um dia bem mais produtivo.

Uma dica que deixo aqui é a leitura do livro “Não Deixe Para Depois o que Você Pode Fazer Agora” de Rita Emmett.