COMO TRANSFORMAR FRACASSO EM SUCESSO?

Tempo de leitura: 2 minutos

VOCÊ JÁ PERDEU CLIENTES?

Certa vez, parei para analisar qual seria o real motivo da perda de alguns de meus clientes de sites. Queria saber o porquê de não conseguir mantê-los em minha carteira.

Como transformar fracasso em sucesso?

Designed by Freepiktransformando-fracasso-em-sucesso-1

Um dos livros que já li e que julgo ser um dos mais importantes, senão o mais importante de todos, a Bíblia Sagrada, diz que “todas as coisas cooperam pro bem daqueles que amam a Deus”.

Como me enquadro nesta categoria, eu entendia que a perda daqueles clientes poderia me trazer algo de bom. Mas o que?

Como eu poderia tirar algo de bom da PERDA de clientes???

TIRANDO PROVEITO DA ADVERSIDADE. APRENDENDO A TRANSFORMAR FRACASSO EM SUCESSO

Então fiz o seguinte… Numa planilha, fiz uma listagem de todos os clientes ativos e de todos os que eu havia perdido.

E analisando um a um, percebi uma coisa em comum na grande maioria dos clientes que havia perdido. Em sua grande maioria, eram empresas voltadas ao ramo do comércio.

transformando-fracasso-em-sucesso-1Designed by Freepik

Já os clientes que permaneciam com seus sites no ar, eram de três segmentos distintos: instituições do TERCEIRO SETOR (igrejas, sindicatos, associações, federações, ongs em geral), instituições de ENSINO (colégios e cursos) e PRESTADORES DE SERVIÇO (advogados, contadores, psicólogos).

Mas o que estes três segmentos tinham em comum?

A princípio, nada. Mas analisando muito calmamente, percebi que estas três categorias precisavam mostrar seus serviços ou benefícios a uma determinada comunidade, criando assim um certo vínculo, o que não acontecia com as empresas no ramo do comércio.


APRENDENDO COM OS ERROS

O resultado disso foi que passei a focar especificamente nestas três áreas e como resultado, conquistei vários novos clientes que se mantém até hoje.

Uma outra consequência foi a de ter detectado que uma empresa comercial geralmente não tem o perfil de quem precisa de um site institucional ou que lhe sirva somente pra divulgação de seu negócio.

Uma empresa comercial precisa de uma loja virtual, um site de vendas online, área que não era o meu segmento de atuação.

Em suma, a partir do que eu considerava como um fracasso, obtive sucesso e crescimento em meu negócio, descobrindo assim, as minhas 3 áreas de atuação para clientes de websites.

Fica aí a dica! 😉

Coisas ruins acontecem a todos nós e em todos os dias.

Podemos chorar, resmungar e reclamar por elas ou… parar, refletir e tirar o máximo proveito destas situações, retirandos delas sempre algum novo aprendizado.