O que é Networking?

A palavra “Networking” (traduzida do inglês) refere-se a sua rede de contatos pessoais de trabalho. Mas porque isso se torna tão importante?

Bem, muitos erroneamente, acham que um bom networking se resume ao número de contatos que você possui em seu perfil no LinkedIn, somados aos seus contatos profissionais na agenda de seu smartphone, mas isso é um ledo engano.

Computer vector created by macrovector – www.freepik.com
o-poder-do-networking-01

Na realidade, networking é muito mais que isso. É escolher pessoas principalmente no seu círculo profissional (mas também fora dele) e se preocupar com elas, oferecendo algo e investindo um pouco do seu tempo nelas, para aí sim, como resultado em um tempo futuro, receber algo em troca.

Portanto você planta, espera, e depois… colhe.

 

Dez exemplos de Networking

Você pensa em ser um bom profissional em Tecnologia? Então invista em seu Networking!

Abaixo, destaco 10 dicas de Networking que se você as seguir a risca, em pouco tempo notará resultados surpreendentes em sua carteira.

Entretanto não se esqueça! Não basta ler este artigo e não por em prática, certo? 😉

 

1. Procure sempre estabelecer novos contatos com pessoas de diversas áreas

Procure estabelecer novos contatos com pessoas de diversas áreas, mas preferencialmente as que são do mesmo setor de sua atividade.

Por exemplo: Se quer atuar como desenvolvedor web visando desenvolver sites e sistemas online, faça networking (contatos) com outros desenvolvedores, mas preferencialmente com aqueles que utilizem as mesmas tecnologias que você usa ou pretende utilizar.

Business photo created by yanalya – www.freepik.com

 

2. Participe de workshops, palestras e cursos

Participar de workshops, palestras e cursos, principamente os presenciais é sempre bom, pois lhe permite fazer novos contatos com pessoas de diversos setores.

Por exemplo: Pela razão de ter participado de alguns eventos de E-Commerce aqui no Rio de Janeiro e em São Paulo, pude nestes eventos, estabelecer bons contatos e ver o quão grande era o crescimento desta esta área no setor de Tecnologia. Consequentemente, pude também vislumbrar novas oportunidades de negócios.

 

3. Utilize sempre seu cartão de visitas. Ele ainda é uma excelente ferramenta de networking!

Invista em um belo cartão de visitas.

Se possível, contrate um profissional na área e faça um cartão de visitas com uma arte com verniz localizado e com sua logomarca.

Acima de tudo, não se esqueça de inserir no cartão todos os seus contatos profissionais como telefones, contas de email, site, etc.

Logo vector created by freepik – www.freepik.com

Quando um futuro cliente pegar o seu cartão, se achá-lo elegante e bem produzido, tenderá em guardá-lo. No entanto, isto não ocorrerá se for um cartão de baixa qualidade visual e com papel de gramatura muito baixa (papel muito fino e de baixa qualidade).

Nunca se esqueça: “A primeira impressão é sempre a que fica!”.

 

4. Procure fazer sempre um contato personalizado

Evite por exemplo, de enviar emails para diversas pessoas ao mesmo tempo, pois isso torna o seu contato muito impessoal.

Por exemplo: Você pode iniciar sempre seus emails por…

Fulano de tal,
Bom dia (boa tarde, ou boa noite).

Texto…

 

5. Sabia que dar palestras ou ser professor aumenta em muito a sua lista de contatos?

Background vector created by dooder – www.freepik.com

Por exemplo: Durante o tempo que atuei como instrutor no SENAI, tive um aluno que me contratou para fazer serviços em sua empresa. 😉

 

6. Sempre esteja disponível para ajudar as pessoas de sua rede de contatos

É dando que se recebe!  Ah… e muito importante também: sempre retribua um favor recebido!

No entanto, esteja disponível “na medida do possível”. Tenha cuidado em organizar seus horários, de forma que sua disponibilidade não afete em sua produtividade!

 

7. Sempre crie um “interesse real” pelas pessoas a quem pretende incluir em seu networking

Portanto, não as procure somente quando estiver precisando de favor delas, pois muito provavelmente, você vai dar a impressão de “interesseiro”.

 

8. Procure sempre ouvir mais e obter informações e conhecimento sobre as pessoas, do que falar muito nas conversas

O mundo gira em torno da comunicação. Mas neste “frenesi” dos dias atuais, as pessoas falam a cada dia mais, no entanto, ouvem menos.

Portanto mude! Ouça mais porque assim, consequentemente, terá um feedback mais efetivo de seus contatos.

 

9. Criar um blog pessoal e convidar a todos de seu networking para visitá-lo e contribuir com artigos e notícias é uma excelente ideia para crescimento de seus contatos

Business vector created by freepik – www.freepik.com

A colaboração mútua é sempre bem-vinda. Além disso, desta forma elas irão naturalmente repassar seu contato com naturalidade a outros.

 

10. Lembre-se sempre do nome das pessoas

Todos gostam de serem chamados pelo nome!
Existem técnicas de memorização que lhe auxiliarão a gravar os nomes. Uma técnica que uso é sempre associar o nome deste meu novo contato a uma outra pessoa, a um fato, ou a um objeto.

Por exemplo: Ao precisar memorizar o nome da minha vizinha (Jane), a associei ao nome da mulher do Tarzan! Rsrs

Portanto, priorize sempre em criar e manter um bom networking pois esta ferramenta será de crucial importância ao seu crescimento profissional.

Fica aí a dica! 😉

Powered by Rock Convert

Vagner Monfer

Empreendedor Digital. Há Mais De 10 Anos Trabalha Online Atuando Nas Áreas de Desenvolvimento WEB, Suporte Remoto, Treinamentos E Marketing Digital. E Agora Quer Ensinar Você A Trabalhar Em Casa E A Ganhar Dinheiro Pela Internet!