Sobre Vagner Monfer

Meu nome é Vagner Monfer e se você chegou até aqui é porque deseja saber mais sobre mim e sobre o meu projeto, o VDT (ViverDeTecnologia.com).

Este blog é destinado a pessoas que, como eu…

  • Amam computadores, smartphones, tablets, Internet, … Enfim, amam Tecnologia!
  • E desejam trabalhar a partir de casa com aquilo que amam. Ou seja, desejam VIVER DE TECNOLOGIA!

Mas antes de falar no projeto, preciso me apresentar…

 

SOBRE MIM

sobre-vagner-monfer-01Me chamo Vagner Monfer e sou apaixonado Música, Leitura, Empreendedorismo…, mas em especial por TECNOLOGIA e pela Educação. Desde pequeno, via meu pai que apesar de só ter a quarta série fundamental e ser pedreiro de profissão, “tentar” (risos) consertar os aparelhos de TV dos amigos.

Me lembro de uma velha TV que ele havia jogado no quintal e eu com minha curiosidade juvenil somada a um alicate de corte, ter retirado dela TODAS as peças que eu pude. Levei uma bela bronca por minha travessura (risos)… Mas foi inesquecível.


COMO NASCEU MINHA PAIXÃO POR TECNOLOGIA

Em 1986 aos 14 anos de idade, fui à casa de um amigo e vi algo que me deixou maravilhado! Era um pequeno aparelho, com algumas teclas desenhadas (como as teclas dos microondas atuais).

sobre-vagner-monfer-01

O “treco” era ligado a uma TV preto e branco de 14 polegadas e a um gravador de fitas cassete. Era um COMPUTADOR!!! Um TK83 da Microdigital.

Ao ver meu amigo digitar comandos e a máquina responder, executando um programa, vi naquilo algo mágico… nascia ali minha paixão pela Tecnologia.


MEU PRIMEIRO CURSO

Descobri que na cidade vizinha havia um curso, mas meu pai achou que eu jovem demais pra fazer um curso tão “complexo”, além de ser muito caro.

Mas no ano seguinte, em 1987, pedi novamente a ele e lembro-me de ele me dizer:

…filho, sou um pedreiro e ganho muito pouco… e este curso é caro demais. Mas como eu não tive estudo, vou pagar pra que VOCÊ possa estudar. Só peço que se dedique e faça meu esforço valer a pena!”.

Vi que agora eu tinha mais que o desejo de aprender. Tinha a responsabilidade de não desapontar meu pai.

sobre-vagner-monfer-01

O curso chamava-se Datacenter Informática e estava instalado na cidade de Nova Iguaçu, baixada fluminense do estado do Rio de Janeiro. Eu morava em um bairro um pouco distante e pra ir ao curso, tinha que pegar um ônibus.

No curso haviam ao todo 20 computadores Apple II com 48 KB de RAM, um drive de disquete de 360 KB e uma tela de fósforo verde de 40 colunas, que parecia “sugar” meus olhos (risos).

Me lembro de que as aulas eram as terças e quintas-feiras, das 17 às 19h e nunca faltei uma aula.

Logo descobri que era permitido ficar no CPD (Centro de Processamento de Dados ou vulgarmente, a “sala dos computadores”) em horários de outras turmas, desde que houvessem computadores livres, e… sempre haviam! 😉


MINHA GRANDE OPORTUNIDADE

Vi neste momento a grande oportunidade da minha vida! Eu precisava aprender o máximo que eu podia.

Ia para a o colégio pela manhã. Mas depois, partia correndo pra casa pra almoçar e ir pro curso… e fazia isso não só nos meus dias de aula, mas em TODOS os dias da semana!

Chegaram a me apelidar de o rato do CPD (risos) mas eu não ligava, e até que me orgulhava disso.

Me lembro de em muitas vezes, não ter dinheiro sequer pra lanchar e de ter que levar um simples pão com manteiga pro lanche… mas todo esforço valia a pena! Era apaixonante!!!

Algum tempo depois, fui aprovado em um teste para trabalhar no curso como um monitor, que era uma espécie de ajudante de instrutor, sem nenhuma remuneração. Mas já era o início da minha carreira profissional.

Em pouco tempo já com 16 anos de idade, passei a atuar como instrutor ministrando aulas de programação em Linguagem BASIC Applesoft e computação gráfica, nos computadores Apple II do curso Datacenter.

Ah, já ia me esquecendo! Estes computadores Apple II foram aqueles criados pelo gênio da tecnologia, Steve Jobs, no final da década de 70! :O


MEU PRIMEIRO COMPUTADOR

Em 1991, comprei meu primeiro computador…

sobre-vagner-monfer-01

Era um Hotbit MSX da Sharp. Me lembro de ficar por horas digitando programas em BASIC e depois ter que perder tudo no final do dia!

É que na época, a única forma de gravamos os programas neste computador era através de um gravador cassete, que eu não tinha (risos).


COMO CHEGUEI NA “ERA” DOS PC´s

Anos se passaram… Depois de ter passado pelos computadores Apple II e pelos MSX, finalmente cheguei nos PC’s. Lembro-me de ter retirado da caixa os primeiros computadores PC’s XT do curso Datacenter, cheirando a novos!

Talvez você não tenha a menor idéia do que era este computador mas ele veio antes dos primeiros PC’s AT (286’s), que antecederam aos 386, aos 486 e aos 586 (ou Pentiums, marca patenteada da Intel).

Hoje, talvez você consiga achar um PC-XT desses em algum museu de tecnologia, por aí (risos).


MINHA EXPERIÊNCIA COM TREINAMENTOS

Durante anos, trabalhei como instrutor de cursos livres de informática. Ministrei treinamentos nos sistemas operacionais AppleDOS, CP/M, IBM-DOS, MS-DOS, MS Windows 3.1 e seus sucessores, MacOS e Linux.

sobre-vagner-monfer-01

Ministrei cursos de processadores de texto como Wordstar, Fácil!, Carta Certa, openOffice Writer, MS Word e planilhas eletrônicas como o Samba, o Lotus 1-2-3, openOffice Calc e o MS Excel.

Cheguei a trabalhar simultaneamente como instrutor em uma escola de segunda a quinta-feira, em uma empresa nas sextas-feiras e em um curso aos sábados.

Vivia literalmente da ministração de treinamentos. Só folgava às sextas-feiras a noite e aos domingos!


COMO A INTERNET ENTROU EM MINHA VIDA

Em 1995, conheci a tal da “Internet”…

sobre-vagner-monfer-01

Incentivado por um amigo, comecei a estudar a linguagem HTML e a fazer sites. Em pouco tempo, já tinha desenvolvido cerca de 15 sites para empresas.

Passei a ganhar dinheiro trabalhando em casa com desenvolvimento de sites, atualização de conteúdo e hospedagem de sites.


COMO VAGNER MONFER COMPROU SEU PRIMEIRO CARRO?

Sempre aproveitava as horas vagas para consertar computadores de amigos e de algumas pequenas empresas. Foi aí que comecei a ganhar dinheiro montando computadores.

Designed by Freepiksobre-vagner-monfer-01

Depois de ganhar dinheiro montando e consertando computadores de parentes e amigos, surgiu uma excelente oportunidade!

Uma empresa me contratou para montar os computadores que eles estariam vendendo.

Lembro-me que naquela época eu ganhava cerca de R$ 50,00 por cada computador que eu montava. E foi prestando serviços de montagem de computadores que consegui dinheiro pra comprar meu primeiro carro! 😉


CURSO SUPERIOR EM ANÁLISE DE SISTEMAS

Eu também gosto de tocar guitarra e com este talento, eu havia conseguido uma bolsa em uma universidade.

sobre-vagner-monfer-01

Isso mesmo! Tocava guitarra na orquestra em troca de ter uma bolsa no curso superior de Análise e Desenvolvimento de Sistemas! :O

Mas… o reitor da universidade morreu, e o filho quando assumiu, CORTOU a bolsa. Com isso, só pude concluir o primeiro ano da faculdade. :/


ATUANDO EM EMPRESAS DE GRANDE PORTE

Já em 2005, trabalhava como supervisor de suporte técnico no depósito de uma grande empresa varejista no estado do Rio. Chefiava uma equipe de 5 técnicos e era responsável por prestar atendimento de suporte a um parque de aproximadamente 230 computadores.

Mas… no ano seguinte, depois de ter levado minha equipe a alcançar 94% de produtividade (a meta era 85%), fui DEMITIDO sem nenhuma justificativa plausível.

sobre-vagner-monfer-01

Eu tinha que me mover, afinal de contas, tinha uma família pra sustentar.

Como só tinha o primeiro ano da faculdade, os empregos que me apareciam tinham o salário muito baixo (pouco mais que um salário mínimo).

Mas percebi uma coisa… já tinha visto muitos profissionais formados e desempregados. Em contrapartida, muitos empreendedores que não tinham uma faculdade mas… eram homens de sucesso!

“Porque isso acontece?”

Aliás, recentemente vi uma pesquisa muito interessante!

A pesquisa visava descobrir quais eram os cursos superiores que mais “faziam” milionários. E o resultado foi surpreendedor!

A pesquisa descobriu que a grande maioria dos milionários na Europa NÃO TINHAM FORMAÇÃO SUPERIOR ou a tinham iniciado, mas não haviam se formado!

Ou seja… a faculdade é sim, importante. Mas não é ela quem determina que você será um empreendedor de sucesso.


COMO A LEITURA FOI DETERMINANTE EM MEU SUCESSO COMO EMPREENDEDOR?

Como gosto muito de ler, passei a ler muitos livros sobre GESTÃO, ADMINISTRAÇÃO DO TEMPO, PNL, LEITURA DINÂMICA, VENDAS, EMPREENDEDORISMO, MARKETING E MARKETING PESSOAL, LIDERANÇA, ORATÓRIA, entre outros temas inerentes ao empreendedorismo.

Designed by Freepik
sobre-vagner-monfer-01

E vi o quanto que o estudo destes temas poderia me ajudar. Então, passei aos poucos a aplicar os conhecimentos adquiridos nestes livros em meu negócio.

Foi aí que tomei coragem! Arregacei as mangas… montei uma pasta de apresentação e parti pra rua.

Haviam dias em que eu visitava até 30 empresas em busca de novos clientes. Foi um tempo difícil, de muito aperto financeiro, mas… aos poucos comecei a conquistar clientes.

Voltei a prestar serviços de suporte a pequenos escritórios e sindicatos. Eu já desenvolvia sites em HTML desde 1995 e vi também neste segmento, a oportunidade de aumentar minha renda.

Passei a prestar serviços nas áreas de Treinamento, Suporte Técnico e Soluções WEB como no desenvolvimento de sites, atualização de conteúdo, marketing digital, backup online, entre outros serviços, a dezenas de empresas.


A VIRADA

Um ano depois, já GANHAVA MAIS DO QUE QUANDO ERA EMPREGADO e o melhor, trabalhando a partir de casa!!! 🙂

Foi aí que enxerguei a oportunidade de viver de tecnologia, trabalhando a partir de casa. De 2006 até o dia em que escrevo este artigo, já desenvolvi cerca de 120 sites para empresas do terceiro setor, prestadores de serviço e instituições educacionais.

Atendi como freelancer a dezenas de empresas, prestando serviços de instalação de redes locais e suporte técnico.

Em 2013, abri minha empresa, a ZFX Tecnologia e Treinamento e me especializei em Suporte Técnico Empresarial, Desenvolvimento e Hospedagem de sites com sistemas CMS, Serviços de Backup Online, Gestão de Conteúdo WEB, gestão de Publicidade no Google e Treinamentos Online.

Designed by Freepiksobre-vagner-monfer-01

Agora quero a partir do ViverDeTecnologia.com, compartilhar com você toda minha experiência acumulada nestes mais de 10 anos trabalhando com tecnologia por conta própria, a partir do meu home office (escritório em casa), usufruindo de mais tempo para estar com a família, pra fazer exclusivamente o que amo e tendo o céu como meu limite de ganhos!

Vamos compartilhar conhecimento! Faça do VDT (ViverDeTecnologia.com) o seu ponto de encontro sobre assuntos relacionados a TRABALHAR A PARTIR DE CASA com UM COMPUTADOR E UMA CONEXÃO À INTERNET! 😉

A gente se vê!
Um forte abraço e que Deus te abençoe!

Vagner Monfer